Publicado em 19/12/2019
Compartilhar
MASSAGEM COM PEDRAS QUENTES
Diversos recursos são utilizados nas técnicas de massagem para agregar benefícios à terapia ou simplesmente tornar a sessão mais prazerosa. Além das mãos, muitos terapeutas aplicam sessões de massagem utilizando recursos como óleos, velas, pindas chinesas, bambus e pedras quentes.
A massagem com pedras quentes é um estilo de massagem relaxante que utiliza as pedras aquecidas em uma temperatura agradável, com o objetivo de relaxar a musculatura na região massageada. As sessões tradicionais iniciam com o terapeuta aplicando o óleo de massagem que auxilia na sensação de bem-estar, além de facilitar os movimentos, em seguida, pode posicionar pedras como quartzo e ametista em pontos do corpo para equilibrar os chakras, e então, são iniciados os movimentos com as pedras quentes. As pedras devem ter boa retenção de calor e textura lisa, para evitar que o movimento seja incômodo ou esfoliante. Alguns terapeutas utilizam pedras coletadas em regiões próximas à vulcões ou opções mais acessíveis como a pedra de Ágata. Essas pedras costumam ter laterais arredondadas e tamanho que se encaixe bem nas mãos do terapeuta.
Para aquecer as pedras, clínicas e spas costumam utilizar na maioria dos casos, três alternativas: uma delas é mergulhando as pedras em uma panela elétrica com cera aquecida, outra opção são as panelas também elétricas que utilizam água morna. E também é possível utilizar uma bolsa térmica específica para esse uso, em que o massagista posiciona as pedras e as aquece utilizando energia elétrica. É muito importante que esses equipamentos sejam de boa qualidade, com regulagem eficaz da temperatura, para evitar queimaduras em quem recebe a massagem ou até mesmo no profissional que está manuseando.
Quanto as contraindicações, a massagem de modo geral, não costuma ser recomendada para pessoas com problemas de circulação que possam ser agravados com os amassamentos e pressões, se for o seu caso, sempre consulte um médico antes. Falando especificamente da massagem com pedras quentes, pessoas com problemas de pele, grávidas, pessoas com asma ou alguns tipos específicos de infecções devem evitar esse tipo de massagem, e mais uma vez, em caso de dúvidas, consulte um profissional.
Conclusão
Para algumas pessoas, quando falamos em spa, massagens relaxantes e temas relacionados, muito provavelmente a primeira imagem que virá à mente é a de uma pessoa recebendo uma massagem com as pedras quentes em um cenário paradisíaco. A popularização dessa técnica se justifica pela sua eficácia no relaxamento e sensação de bem-estar promovidos pelos movimentos aliados com a pedra em uma temperatura diferente e agradável. Além disso, o próprio nome pode parecer curioso e despertar o interesse do grande público interessado por massagem.